domingo, 21 de novembro de 2010

Xenofobia

O assunto é polêmico, mas volta e meia está em voga.
Um brasileiro foi assassinado em Portugal por urinar na rua. Apesar da injustificável violência, os fatos e atitudes do brasileiro, de certa forma, provocaram o crime.

Segundo a esposa dele o assassino xingou e desqualifou os brasileiros, chamando-os de merdas e porcos que só vão a Portugal para sujar o país. A xenofobia se manifestou a partir de uma constatação: o brasileiro estava, sim, emporcalhando o país alheio.

Não é de hoje que estrangeiros saem de seus países e vão buscar oportunidades em outros lugares. O problema é a falta de integração quando chegam ao novo lugar. O mexicanos não aprendem inglês para entrar nos EUA. Os islâmicos se isolam em suas comunidades em qualquer país para o qual imigrem. Isto torna a convivência difícil e, por vezes, animosa.

Particurlamente, eu acredito que quem sai de seu país para tentar a sorte em outro deve aprender o idioma local e tentar, minimamente, interagir com os donos da casa. Achar que não precisa se adequar a nova cultura é um erro inaceitável. As regras devem ser obedecidas. Portugal não é Brasil, e fazer xixi na rua não é uma atitude que eles tolerem. A cultura brasileira de não se importar com seu comportamento e fazer aquilo que não deveria em público irrita os europeus sobre maneira.

Reafirmo que a irritação com a atitude do brasileiro, por parte do português, não justifica o assassinato, mas a discussão deveria ir além e questionar as nossas atitudes fora desta terra adorada e envergonhada com os gestos de seus filhos.

Um comentário:

Unknown disse...

Pois é... e enquanto esses brasileiros mal-educados e sem modos acharem que a terra dos outros é "extensão" do quintal da casa dele, acredito fielmente que mais balas e mais confusões irão acontecer!!!

Tem video-locadoras na Nova Zelândia que simplesmente não cadastram Brasileiros como sócios, por já terem tido casos em que os mesmos alugaram vários filmes e jogos de games e foram embora viajando de volta ao Brasil, deixando o ROUBO estampado na terra neo-zelandeza. E em algumas cidades americana, já existiu caso de que apartamentos em hotéis não serem liberados para brasileiros também, por eles deixaram tudo uma zona, quebrado e sujo.

Enfim, o foda é que com todo esse comportamento e atitudes animalescas de alguns brasileiros nas terras estrangeiras, quem "paga depois o pato" é o brasileiro DECENTE que será, compreensivelmente, rotulado como selvagem e porco pelo nativo do país visitado.