sábado, 23 de junho de 2007

Die young, stay pretty!

Já dizia a minha finada avózinha: "a pessoa pode ter sido uma cretina em vida mas depois que morre vira santa. Todos se põe à exaltá-la, lembram seus feitos e recordam-se de suas habilidades".

Conversava outro dia com um amigo a respeito dos mitos que se criam quando alguns artistas passam dessa para uma incógnita - quem me garante que é melhor do outro lado?

Por quê John Lennon é celebrado mais morto do que quando era vivo? Quando ele dizia para darmos uma chance a paz, o chamavam de louco. A única loucura que fez foi casar com a Yoko, mas isso é assunto pra outro post. Aí, o Mark Chapman o assassinou e foi criada quase que instantaneamente a Lennonmania. Nem nos Beatles era assim. Morreu jovem - aos 40 -, como a maioria dos roqueiros de sua geração cantavam/apregoavam. Entrou para a história mais cedo. O mesmo aconteceu com Kurt Cobain, um idiota corajoso que no auge do sucesso meteu uma bala "nas idéias"; de overdose morreram jovens - coincidentemente, todos aos 27 anos - Jimi Hendrix, Jim Morrison e a porra-louca da Janis Joplin. O tempo relegou a um segundo plano o mais importante: a obra deles. O culto a memória é mais interessante.

O Paul McCartney ainda está vivíssimo lançando disco maravilhosos e ficando velho. Esse talvez seja o problema com mitos. No imaginário coletivo eles não envelhecem. Envelhecer é uma merda, estraga toda a idealização feita em cima do artista. Imaginem o James Dean, hoje, careca e barrigudo. O mundo é dos jovens. Dos rebeldes sem calças, de todas as esperanças e do futuro. Velhos não têm futuro. São o passado, a morte que ronda à todos nós. Teria o Mark Chapman errado de Beatle? Acho que sim. O Macca é sem dúvida melhor, mais criativo e altivo que o Lennon, mas não morreu jovem. Será lembrado, com certeza. Porém, acho difícil que venha a ter uma mitologia tão grande quanto a de seu companheiro de banda. Como não o terão Eric Clapton, Roger Waters e Eddie Vedder. Esses conseguiram viver mais tempo. Ultrapassaram a barreira da juventude logo serão recordados pela decrepitude, embora sejam melhores que os mortos supracitados.

Nenhum comentário: